A HISTÓRIA SVA


No dia 1 de julho de 1995, os Serviços Veterinários Associados (SVA), iniciaram a prestação de serviços médico-veterinários no apoio às explorações leiteiras na região de Entre Douro e Minho.

Este serviço fundado pelos Dr. Albano Cortez e Dr. Fernando Vaz, de reconhecida experiência profissional e capacidade técnica, surgiu numa altura em que as explorações leiteiras sentiam necessidade de poder recorrer a um serviço veterinário independente, inovador, de disponibilidade total e não ligado a nenhuma estrutura organizativa ou estatal.

O início da actividade dos SVA resultou de uma colaboração e coordenação estreita entre os Médicos Veterinários fundadores, repartindo o seu tempo entre as suas actividades profissionais e o serviço iniciado, de modo a garantir uma assistência veterinária permanente (24h/dia, 365 dias por ano).

Inicialmente os SVA tinham como pilares da sua actividade a prestação de Serviços de Clínica Ambulatória e Apoio Reprodutivo, mas uma visão de progresso e a profunda ligação à base produtiva, permitiram o crescimento da equipa, por um lado, para poder dar resposta às crescentes solicitações de serviço e, por outro, para iniciar a implementação de novas áreas de intervenção, tidas como fulcrais para o bom desempenho produtivo e económico das explorações leiteiras.

Em 2001, os SVA foram o primeiro grupo privado a iniciar e impulsionar a implementação de programas de qualidade de leite, recorrendo ao apoio do laboratório de microbiologia da FMV do ICBAS. Este projecto é consolidado em finais de 2003, com o convite de mais um médico veterinário para os SVA, com o objectivo de dinamizar a área da Qualidade do Leite e criar um laboratório, próprio, de análises microbiológicas do leite, de apoio aos SVA.

A constante evolução das condicionantes da actividade do sector leiteiro, levou à disponibilização pelos SVA às explorações leiteiras de Programas de Gestão Técnica e Económica, que pretendem optimizar as capacidades produtivas das explorações, reduzir custos de produção e melhorar a rentabilidade das mesmas. Este serviço pioneiro, é considerado pelos SVA como a evolução natural da assistência médico-veterinária às explorações leiteiras.

Pouco depois foi também implementada a área de Nutricão, independente dos agentes económicos do sector da alimentação animal, na região, e considerada fundamental na perspectiva economicista, tendo sempre presente a saúde animal. É na alimentação que as explorações investem mais capital varável, para o retorno da venda do leite.

O crescimento dos SVA e disponibilização de serviços, levou à sua reorganização estrutural, e constituição como empresa em 2004 – a SVA, Expleite, Lda. – actualmente composta por 5 médicos veterinários e por uma administrativa.

Desde o início de 2010, na sequência da implementação da ultrasonografia no acompanhamento reprodutivo, os SVA tornaram-se representantes de uma prestigiada marca de equipamentos de ultra-sons portáteis, iniciando a sua comercialização.

Além da prestação de serviços às explorações leiteiras, os SVA mantêm um protocolo de colaboração com a FMV do ICBAS desde 1999, participando na formação prática dos alunos do 5º ano. Os SVA também têm ministrado estágios curriculares e estágios extracurriculares a alunos de medicina veterinária.

Também têm participado activamente na formação de produtores de leite, quer através da realização das “Jornadas SVA” anuais (desde 2004), quer em colaboração com laboratórios de medicamentos veterinários, mas principalmente, no trabalho do dia a dia, em parceria com cada um dos clientes, na melhoria de cada uma das explorações, nas várias áreas de actuação técnica da empresa:

– Clínica

– Controlo reprodutivo

– Saúde do Ubere

– Gestão Técnica e Económica

– Nutrição

– Biossegurança

– Recria